segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Janeiro 8 - Gn.20, 21 e 22 e Mt. 6:19-34



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.


Gênesis


OBSERVAÇÕES:
 
* Abrãao e Sara peregrinam em Gerar: eles dizem para Abimeleque que Sara é sua irmã, mas o Senhor em sonho revela-lhe a verdade. Por ter encontrado  sinceridade em seu coração não permitiu que ele pecasse. vs.20.6 Abimeleque chamou Abraão entregou-lhe Sara, e deu a Abraão terra e mil siclos de prata por compensação por tudo que aconteceu com Sara. E orando Abraão sarou Deus Abimeleque e sua casa de serem estéril. Gn.20.17-18
* Sara concebeu e deu a luz a Isaque.
* Sara pede para Abraão rejeitar Agar e Ismael. Deus diz à Abraão  para ouvir Sara.  Gn.21.12-13
* Abraão despediu Agar e Ismael, Agar levantou a voz e chorou no deserto, quando a água acabou. Deus porém ouviu Ismael, e mostrou um poço para Agar.
* Abraão faz uma aliança: não mentiria, nem a ele, aos seus filhos, aos seus netos e que usaria da mesma bondade com que foi tratado. Gn.21.23
* Deus prova Abraão: ele leva Isaque para ser sacrificado, mas o Senhor provê um carneiro.
* Deus Abençoa Abraão por não ter negado seu filho. Gn.22.16-18

APLICAÇÃO:

* Pecado: Enganar as pessoas. Gn.20.2
*Promessa que devo me apropriar: Quando tenho o coração sincero mesmo que tramem contra mim o Senhor me Livra. Gn.20.6 Quando me disponho a entregar tudo que tenho para Deus, Ele me abençoa. Gn.22.16-18
*Vitória a ser alcançada: Quando Agar ergueu a voz e chorou, Deus ouviu Ismael e a fez ver um poço. Quando nos desesperamos não conseguimos ver as bênçãos que estão à nossa frente, é necessário acalmar-se e Deus nos mostrará.
*Alguma verdade a respeito de Deus: Deus nos abençoa conforme nossas atitudes diante dEle.

Mateus:

OBSERVAÇÕES:

*Não acumuleis tesouros sobre a terra onde a traça e a ferrugem corroem. Acumular tesouros espirituais, estes não são corroídos. Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração. vs.21
* São os olhos a lâmpada do corpo. vs.2-23
* Não é possível servir a dois senhores. vs.24
* A ansiosa plenitude pela vida: não se preocupar com o dia de amanhã. vs.25-34

APLICAÇÃO:

*Pecado: Servir a 2 deuses e a ansiedade.
* Promessa: Deus sabe o que eu necessito.
*Ordem: Não acumuleis riquezas na terra, não servir a dois senhores, não andeis ansiosos pela vossa vida.
*Vitória/Benção: Buscar o reino e sua justiça, e todas as coisas serão acrescentadas.


 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." vs.33-34


Deus Abençoe sua vida!

Bíblia da Mulher - (Almeida Revista e Atualizada)

Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário