terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Janeiro 28 - Êxodo 19 e 20 e Mt.18:21-35



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 



Êxodo


OBSERVAÇÕES:

 * Deus fala com Moisés no monte Sinai e faz uma aliança com os israelitas.
* Os dez mandamentos: Ex.20.3-17
1.Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
3.Não te encurvarás a elas nem as servirás;
4.Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
5.Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
6.Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
7.Não matarás.
8.Não adulterarás.
9.Não furtarás.
10.Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



* O povo fica com medo de Deus e Moisés acalma-os.ex.20.20
* O Senhor deu ordens a respeito dos alteares.


ex.20.24b " Eu separei lugares para que neles vocês me adorem, e nesses lugares eu me encontrarei com vocês e os abençoarei."


APLICAÇÃO:


* Apesar do povo só desobedecer a Deus. Ele não desistiu deles.ex19.5 
* Para aproximar-se de Deus era necessário purificar-se ex.19.10-14. Podemos vê-lo da forma que estamos, mas para chegarmos em sua presença precisamos ter intimidade com Ele. ex.19.20


Mateus:


OBSERVAÇÕES:


* Parábola do empregado mau. Jesus usa essa história para falar a Pedro sobre o perdão.


APLICAÇÃO:


* Deus nos perdoou mesmo nossa dívida sendo alta. Devemos agir da mesma forma com nossos irmãos e perdoá-los com sinceridade. vs.33


Bíblia NTLH
 
Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário