sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jacó - A luta do homem com Deus



Em todas as lutas que conheço, vence aquele que vence, o mais forte, o melhor. Na luta do homem com Deus, vence o derrotado. Quando somos derrotados por Deus, quebrados, moídos, então vencemos. Não vencemos a Deus, mas vencemos na vida. Jocó, obteve o direito de primogenitura, aproveitando-se da fome de seu irmão e mais tarde enganando seu próprio pai, Isaque. Seria tido como esperto em nossos dias, pois é exatamente assim que muita gente está vivendo; há pessoas que se aproveitam de momentos difíceis dos outros para tirar tudo o que eles tem. O filho primogênito, nos tempos Bíblicos, geralmente herdava o dobro das possessões paternas dos seus irmãos, e era apontado como chefe social e religioso da família. Jacó teve 12 filhos. Teve o seu nome trocado para Israel, que significa Deus luta- pois lutou como príncipe do Senhor e prevaleceu. “Então disse: já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” v.28. Jacó era trabalhador, 31:40; afetuoso, 29:18; astuto, 25:31-33 e religioso 28:10,20. Porém um crente carnal, era filho de crentes, fazia promessas e cultuava a Deus. No entanto, tinha grandes problemas de caráter, era enganador, oportunista e ganancioso,  27:18-29,42 e 43. Além de seu caráter fraco, tinha inimizade com seu irmão Esaú. Mas um dia Deus o encontrou, e ele lutou com o Senhor e prevaleceu. Podemos viver muitos anos de nossas vidas tentando fugir de Deus, mas chegará o dia em que seremos por Ele encurralados, teremos que enfrentá-lo face a face, então cairemos de joelhos e nos renderemos a Ele. O orgulho, a prepotência a auto suficiência um dia chegará ao fim. Nem que seja nos últimos dias da vida, quando estivermos em uma cama sem poder andar ou dependendo dos outros para tudo. O ser humano, em sua maioria absoluta, só aprende apanhando muito. Mas Deus é o Pai que tem prazer em ensinar.

Conclusão:

O encontro do homem com Deus é inevitável. Apesar de tantos esforços em fugir, esconder-se, esquivar-se, isto vai acontecer um dia. Seja em vida para a salvação ou na morte para condenação.
O ser humano só pensa em si, nos seus problemas, suas necessidades, seus sonhos. É muito difícil alguém abrir mão de si em favor de outrem. Não se realiza como pessoa, mas vive na fantasia de que está tudo bem, tenta enganar a si mesmo dizendo que é feliz, mas não é verdade. Não adianta viver de fantasias, precisamos ter um encontro com Deus.
Deus está interessado em você, Ele tem ido ao teu encontro para confronta-lo com seus pecados, com sua incapacidade e com a sua necessidade interior. Cabe a você vencê-lo e então sairá marcado para sempre, tendo um amigo e ainda a posse de suas promessas.


Pr.Cirino Refosco
Fonte: http://sermoesonline.pibja.org/2008/09/03/jaco-a-luta-do-homem-com-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário