quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Janeiro 18 - Gn.43, 44 e 45 e Mt. 12:24-50



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



Gênesis

OBSERVAÇÕES:

* Quando acabaram os alimentos que os irmãos de José trouxeram para casa eles retornam para o Egito. Depois de muita insistência e Judá ter se responsabilizado por Benjamim, Jacó deixa levá-lo já que não havia outra saída.
* Quando chegam no Egito, José manda que seu criado leve-os até sua casa para almoçar com ele. José coloca seu copo de prata nas coisas de Benjamim e manda seu criado ir atrás deles quando partiram dizendo que foi roubado. Seus irmãos retornam para o Egito e Judá pede para ficar escravo no lugar de Benjamim.
* José conta quem ele é para seus irmãos, manda que eles vão buscar seu pai e sua família para morar perto dele. O rei fica sabendo e diz para eles virem que terão a melhor terra do Egito e para não se preocuparem com o que ficar para trás.
* Jacó fica feliz com a notícia e quer ir logo ver José.

APLICAÇÃO:

* Benção: José viu tudo o que ocorreu em sua vida como um plano de Deus para salvar vidas e ajudar sua família, ele não ficou com raiva de seus irmãos o amor que sentia por eles era incondicional.


" Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei (...)" vs.8


Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Os fariseus diziam que belzebu era quem dava poder para Jesus expulsar demônios, Ele porém diz que quem causa divisão certamente será destruído, como o reino de satanás. Jesus questiona os fariseus quem da poder para os seguidores deles expulsar demônios.
* Jesus diz que não será perdoado a blasfêmia contra o Espírito Santo. vs.30-32
* É a qualidade dos frutos que nos mostra se a árvore é boa ou não presta. vs.33
* Tomar cuidado com o que falamos, porque nossas palavras servirão para julgar se somos inocentes ou culpados.
* A volta do espírito mau: quando um espírito sai e retorna encontrando a "casa vazia", traz mais sete piores.
* Jesus diz que sua mãe e seus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade do Pai.

APLICAÇÃO:

*Pecado: Ficar julgando a vida e o ministério do irmão, assim como os fariseus fizeram com Jesus.
Blasfêmia contra o espírito santo.
Falar coisas inúteis.
* Falha a ser evitada: falar demasiadamente.
* Verdade que me tocou: Jesus alerta o povo em relação a falar. As palavras servirão para julgar se somos inocentes ou culpados. vs.37 Devemos aprender a ouvir mais, e nos enchermos de coisas boas. Quando Ele diz a respeito dos demônios que encontram a casa vazia e trazem mais sete piores refere-se as pessoas afastadas de Deus. Devemos ficar atentos em relação à nossas vidas, se está vazia é porque não há presença de Deus, precisamos buscar diariamente mensagens, músicas e até mesmo amizades que sejam edificantes e nos mantenham cheios do espírito.


" Pois a boca fala do que o coração está cheio." vs. 34b


Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário