segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Janeiro 15 - Gn.36, 37 e 38 e Mt.10.21-42



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.




 Gênesis

OBSERVAÇOES:

* Os descendentes de Esaú
* Descendentes de Seir
* Reis e príncipes de Edom
* José é vendido pelos irmãos: José tinha dezessete anos apascentava o rebanho com seus irmãos. Ora, Israel amava mais a José que seus outros filhos, vendo isso seus irmãos o odiavam e já não lhes falavam pacificamente. Jose tinha sonhos e disse aos seus irmãos que o odiavam ainda mais por isso. Um dia seus irmãos foram apascentar um rebanho em Siquém e José disse para ir junto com eles, então ele foi ao encontro deles. Seus irmãos estavam planejando matá-lo porém Ruben disse para que não fizessem isso. Quando José chegou seus irmãos rasgaram-no a túnica, lançaram-no na cisterna vazia e sem água. Venderam José para um grupo de ismaelitas.
* Enviaram a túnica de José manchada de sangue, e falaram para Jacó que um animal selvagem comeu ele. Então Jacó rasgou suas vestes e se cingiu de pano de saco e lamentou o filho por muitos dias.
* Os medianitas venderam José no Egito para Potifar oficial de faró.
* Judá e Tamar: Jacó tomou Tamar como esposa de Er, porém o Senhor o fez morrer e Jacó disse para Onã dar continuidade na descendência de seu irmão porém ele não estava agradando a Deus e também morreu. Tamar foi para a casa de seu pai até Sela ficar homem.
* No decorrer do tempo morreu a filha de Sua, mulher de Judá.
* Tamar vai ao encontro de seu sogro e deita-se com ele como uma meretriz porém pede-lhe garantias como pagamento.Gn38.18 então ela engravidou de gêmeos: Peres e Zera.

APLICAÇAO:

* Pecado: Inveja. Os irmãos de José tinham inveja dele e por isso o venderam. Mentira: Os irmãos de José mentiram para Jacó que um bicho havia o devorado.Engano. Tamar engana Judá seu sogro e engravida dele.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Jesus diz que todos odiarão aos seus discípulos, mas quem ficar firme até o fim será salvo.
* O trabalho dos seus discípulos em todas as cidades de Israel não será terminado antes que venha o Filho do Homem.
* Não devemos ter medo de ninguém, tudo o que está coberto será descoberto e tudo que está escondido será conhecido. Tenham medo apenas de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma quanto o corpo. vs.28.
* Se alguém confessar a Cristo publicamente, Cristo afirmará diante do Pai no dia do juízo que o conhece. Porém se alguém negar a Cristo, no dia do juízo diante do Pai Cristo também o negará. vs.32-33
* Jesus veio para trazer espada em vez de Paz. Quem procura seus próprios interesses nunca terá vida verdadeira, mas quem esquece a vida a si mesmo para seguir a Cristo, terá a vida verdadeira.
* As recompensas: Todos os seguidores de Cristo serão recompensados. Vs.40-42

APLICAÇÃO:

* Pecado: Negar a Cristo.
* Promessa: Aquele que declarar que pertence a Cristo, no dia do juízo Cristo afirmará diante do Pai que ele O pertence.
* Benção: Todos que recebem a Cristo e seus seguidores serão recompensados. vs.40-42

"Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar." vs.38

Deus Abençoe sua vida!

Bíblia da Mulher - (Almeida Revista e Atualizada)
Biblia NTLH

Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário