quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Janeiro 25 - Êxodo 12 e 13 e Mt. 16

 
A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 



Êxodo

OBSERVAÇÕES:

*  Deus instruiu Moisés e Arão de como deveria ser comemorada a páscoa e como salvar os primogênitos no Egito da décima praga.
* Após a morte dos primogênitos, faraó deixa Moisés ir embora com todo o povo israelita e seus animais.
* Moisés ensina ao povo tudo que Deus o ordenou, para que digam a seus filhos que o Senhor os livrou.
* Deus guiou o povo de Israel. (Não os levou pelo caminho dos filisteus o mais perto para porventura eles não se arrependessem e voltassem ao Egito). Deus levou-os pelo caminho do deserto próximo do mar vermelho e estava sempre com eles de dia era uma coluna de nuvem e a noite uma coluna de fogo.

APLICAÇÃO:

* Promessas que devo me apropriar: Por mais que pareça que o caminho que Deus está me conduzindo seja o mais distante dos meus sonhos, devo confiar nos sonhos dEle para mim e não olhar para as dificuldades pois Deus está comigo.
* Falha a ser evitada: Falta de fé e confiança em Deus. Provavelmente se o povo fosse pelo caminho dos filisteus eles poderiam se arrepender e voltar ao Egito. Aprendo que quando Deus me tira de um lugar ou situação, por mais que eu olhe e não encontre alegria nisso devo prosseguir e confiar.
* Deus não levou o povo para o deserto para vê-los sofrer, Ele apenas guiou-os pelo caminho mais difícil porque se fossem pelo mais fácil seria mais simples voltar para trás no primeiro obstáculo.
* Alguma verdade que me tocou: A atenção de Moisés como líder, além dele estar cuidando de todo aquele povo ele se importou em levar com ele os ossos de José conforme ele havia pedido antes de morrer.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Os fariseus e os Saduceus tentam Jesus pedindo sinais vindos dos céus, Jesus exorta-os e dize-lhes que uma geração má e adultera pede sinal mas nenhum lhe será dado ao não ser o de Jonas. Retirou-se e não se importou com as provocações.
* Jesus exorta os discípulos quanto ao fermento dos fariseus e saduceus que seria a falsa doutrina.
* Quando Cristo pergunta aos discípulos quem Ele é para eles, Pedro responde que é o Cristo, filho do Deus vivo.( revelado por Deus.)
* Jesus repreende satanás.vs.23

APLICAÇÃO:

* Pecado: não ficar pedindo sinais de Deus como prova de sua existência.
* Aprender: Discernir as coisas e tomar cuidado com as doutrinas vãs.
* Verdade na passagem que me tocou: da mesma maneira que alguém pode ser muito usado por Deus pode ser muito usado pelo diabo, um exemplo disso é Pedro quando Deus revelou a ele quem Jesus era, satanás também o usou para falar com Jesus.


Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário