terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Janeiro 17 - Gn.41 e 42 e Mt.12:1-23



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.


Gênesis


OBSERVAÇOES:

* José explica os sonhos do rei: O rei do Egito teve dois sonhos semelhantes e todos os adivinhos e sábios do Egito não conseguiram desvendar. O chefe dos copeiros contou sobre José que interpretou seu sonho quando ele estava na prisão. O rei mandou chamá-lo e José revelou os sonhos do rei, ele é instituído governador do Egito e só o rei estava acima dele.
* O sonho significa sete anos de fartura e sete anos de fome, quando vieram os anos de fome José começou a vender a comida que havia estocado nos anos anteriores e somente no Egito havia alimentos.
* Os irmãos de José vão comprar mantimentos e ele os reconhece, mas seus irmãos não sabem quem ele é. Então José acusa-os de serem espiões e manda que eles vão buscar o irmão mais novo como prova da inocência deles conforme falavam.
* Chegando em Canaã eles contam tudo para Jacó e ele diz que não irão levar seu filho Benjamim.

APLICAÇÃO:

* Benção: José sai de uma prisão onde estava escondido e passa a ser honrado. Quando tememos a Deus e deixamo-Lo no controle de nossas vidas, somos conduzidos a caminhos de vitórias.

Mateus

OBSERVAÇOES:

* Jesus cura no sábado, os fariseus o questionam mas ele responde como ver a lei de Moisés de fato. vs.3-8 Jesus dize-lhes que se uma ovelha caísse em um buraco seu dono a tiraria de dentro, uma pessoa vale muito mais que uma ovelha, portanto a lei permite ajudar os outros no sábado.
* Jesus curou um homem com a mão aleijada.
* Muita gente O seguiu, e Jesus curou todos os que estavam doentes, e mando que não contassem nada a respeito.

APLICAÇAO:

* Pecado: Preocupar-se com a aparência, mas não agir de bondade e misericórdia. Assim como os fariseus estavam preocupados com Jesus estar curando no sábado.
* Promessa: vs.8 "Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado."
* Ordem: vs.13b "estenda a mão." Para ser curado o homem da mão aleijada teve que tomar uma atitude que Jesus havia ordenado. Temos que prestar atenção em nossas ações.

"E todos os povos vão por nele a sua esperança."vs.21

Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário