segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Janeiro 21 - Êxodo 1, 2 e 3 e Mt.14.1-21



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



Êxodo


OBSERVAÇÕES:
* Os descendentes de Jacó no Egito: faleceu José e todos seus irmãos e toda geração. Mas foram fecundos e se multiplicaram, o rei do Egito queria impedir que se multiplicassem e os tornaram escravos.
* Faraó ordena que as parteiras matassem os meninos que nascessem das hebréias, elas desobedeceram-no e Deus abençoou-as dando-lhes descendentes.
* Quando Moisés nasce sua mãe tenta livrá-lo da morte e coloca ele em uma cesta largando-o na beira do rio, a filha de faraó o encontra e cria o menino.
* Moisés mata um egípcio e foge de Midiã.
* A morte do rei do Egito.
* Os filhos de Israel gemiam sob a servidão e clamaram a Deus e Ele lembrou-se de sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó.
* Deus fala com Moisés por meio da sarça ardente.

APLICAÇÃO:

* Verdade a respeito de Deus: Naquela época todos os "deuses" egípcios tinham nome, era uma forma dos homens terem controle sobre eles. Quando Moisés pergunta seu nome Deus responde: Eu Sou O Que Sou, mostrando ao homem que é absoluto.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* A morte de João Batista: Herodes havia prendido João por causa de Herodias esposa de seu irmão Filipe. Jesus dizia-lhe que não era certo possuí-la. Mandou matar João porque a filha de Herodias dançou para ele e agradou-o e havia prometido que dar-lhe-ia o que pedisse e influenciada por sua mãe pediu a cabeça de João Batista, e assim ele o fez. Herodes achava que Jesus era João ressuscitado.
* Jesus ouvindo tais coisas retirou-se em um barco para um lugar deserto. A multidão foi atrás dele em terra, quando desembarcou os viu e compadeceu-se deles e curou os enfermos.
* Ao cair da tarde os discípulos dizem para Jesus dispensar a multidão para comerem. Jesus diz para darem de comer ao povo, e multiplica 5 pães e 2 peixes para cinco mil homens, além de mulheres e crianças de maneira que fartaram-se e ainda sobraram 12 cestos cheios.

APLICAÇÃO:

* Verdade que me tocou nessa passagem: os discípulos enxergavam com olhos humanos o que tinham e por isso acreditavam que era impossível alimentar grande multidão, mas Jesus diz: "traga-me o que vocês tem"vs.18
* Eu não sei qual é a multidão que você precisa alimentar e nem o que você tem para dar. Mas entregue para Deus tudo o que você tem e através do pouco a multidão será farta de alimento.

Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário