terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Janeiro 23 - Êxodo 7 e 8 e Mt.15:1-20



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 


Êxodo

OBSERVAÇÕES:

*  O Senhor constituiu Moisés como Deus sobre faraó e Arão como seu profeta. Deus disse que endureceria o coração de faraó e multiplicaria no Egito seus sinais e suas maravilhas.
* Primeira Praga: as águas tornaram-se sangue. Arão e Moisés fizeram o que o Senhor ordenou, porém os magos com suas ciências ocultas também fizeram e faraó endureceu o coração e não deixou o povo ir.
* Segunda Praga: Rãs. Faraó pediu alívio, prometeu liberdade e depois endureceu o coração.
* Terceira Praga: Piolhos. Os magos tentaram fazer o mesmo, porém, não conseguiram. Disseram para faraó que era o dedo de Deus que fazia tais coisas, mas faraó não os escutou e endureceu o coração.
* Quarta Praga: Moscas. Faraó barganhou com Moisés depois endureceu o coração.

APLICAÇÃO:

* Verdade na passagem que me tocou: os magos através de suas ciências ocultas conseguiram imitar os sinais de Deus, endurecendo assim o coração de faraó.
Temos que ficar atentos aos sinais, o inimigo pode tentar imitá-los para nos confundir (não foi o caso na passagem, pois foi Deus quem permitiu que o confundissem). Mas devemos orar pedindo a Deus discernimento de espírito.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Os fariseus questionavam Jesus porque seus discípulos transgrediam a lei dos anciões por comerem sem lavar as mãos. Jesus porém responde-os perguntando porque transgridem a lei de Deus de honrar pai e mãe. vs.4
* O que contamina o homem são as coisas que saem da boca, pois o que sai dela vem do coração. vs.18-20
* Se um cego guiar outro cego cairão ambos no barranco, toda planta que Deus não plantou será arrancada.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Colocar as tradições acima dos mandamentos de Deus.
* Verdade que me tocou na passagem: devo observar o que falo e o que escuto, porque através do que sai da boca posso contaminar as pessoas e ser contaminada por elas.

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."vs11

"Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." vs18-19

 
Deus Abençoe sua vida!

Bíblia da Mulher - (Almeida Revista e Atualizada)

Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.   

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Mateus 15:11
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Mateus 15:11

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Mateus 15:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário