quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Janeiro 26 - Êxodo 14 e 15 e Mt.17



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 



Êxodo
OBSERVAÇÕES:

 * O Senhor falou para Moisés que iria fazer com que faraó continuasse perseguindo os israelitas, então faraó manda preparar seu carro de guerra e seu exército e foram atrás deles.
* Os israelitas atravessam o mar vermelho e os egípcios morrem no meio das águas. O Senhor salvou o povo de Israel deles.
* Moisés e os israelitas cantaram para Deus.
* A profetisa Miriã irmã de Arão pegou um pandeiro e todas as mulheres a acompanharam tocando e dançando.ex.15.20 E Miriã cantou. vs.21
* As águas de mara eram amargas e o povo começou a reclamar para Moisés, ele pediu socorro para Deus e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira, Moisés jogou na água e ela tornou-se boa para beber. Foi nesse lugar que Deus deu as leis aos israelitas e os pôs a prova.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Não ter fé. O povo de Israel era incrédulo, quando viram os egípcios atrás deles já ficaram furiosos para cima de Moisés. ex.14.10-12. Murmurar. Apesar de ver tudo que Deus tinha feito para livrá-los quando chegou em mara reclamaram das águas amargas.
* Verdade a respeito da passagem: A canção de Miriã foi com danças e toque de tamborim (pandeiro). Da mesma forma que Deus foi adorado pela canção de Moisés ele também foi adorado através da dança.
* Benção: A provisão de Deus. Mesmo o povo murmurando em mara, Deus proveu um lugar onde haviam doze fontes de águas e setenta palmeiras.

Ex.15.11 " Não há outro Deus como Tu, ó Senhor! Quem é santo e majestoso como Tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes?

Me lembrei desse lindo louvor: http://www.youtube.com/watch?v=FFpoYVjHszY

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Jesus, Moisés e Elias: Jesus foi para um monte alto e levou consigo Pedro, Tiago e João. Os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus. Coisas sobrenaturais aconteceram naquele lugar, quando estavam descendo Jesus disse para eles não contarem nada do que viram a ninguém até a sua ressurreição.
* Os discípulos perguntam sobre Elias, e quando Jesus lhes responde eles entendem que Jesus falava de João Batista. vs.11-13
* Jesus cura um menino endemoniado e exorta-os por não terem fé.
* Jesus fala outra vez de sua morte e ressurreição.
* Jesus diz para Pedro pescar um peixe que virá com uma moeda na boca para pagar o imposto dele e de Seu.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Falta de fé.
* Verdade que me tocou na passagem: a ligação de Elias e João batista.

Estudo: Elias era João Batista? http://biaadoradora.blogspot.com/2012/01/joao-batista-era-elias.html


Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH
 
Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário