domingo, 15 de janeiro de 2012

Janeiro 14 - Gn.33, 34 e 35 e Mt. 10.1-20



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.


 Gênesis


OBSERVAÇOES:

* O encontro de Esaú com Jacó: Esaú correu ao encontro de seu irmão, abraçou-lhe e beijou-lhe e choraram. Esaú pergunta para Jacó porque dos presentes pelo caminho e disse-lhe para ficar com eles, porém Jacó insistiu e ele aceitou. Esaú queria ficar e partir junto com seu irmão, porém Jacó disse que teria que ir devagar por causa dos animais e todos que estavam com eles, então Esaú partiu.
* Jacó chega a Siquém:
* Diná e os siquemitas: Diná é violentada por Siquém filho de  Hamor príncipe daquela terra, ele a humilhou, porém ficou apaixonado por ela e diz para seu pai que a quer como esposa. Diná contou para Jacó o que aconteceu e ele conta para seus filhos. Hamor vai falar com Jacó pedindo para ele conceder sua filha como esposa para seu filho. Os filhos de Jacó disseram que não poderiam aceitar isso porque sua irmã foi violentada, mas se todos os homens da cidade fossem circuncidados eles deixariam Diná ser esposa de Siquém. Eles aceitaram a condição imposta e informaram a cidade disso, e todos os homens foram circuncidados.
* A traição de Simeão e Levi: ao terceiro dia quando os homens sentiam mais forte a dor, Levi e Simeão pegaram suas espadas entraram inesperadamente na cidade e mataram todos os homens incluindo Siquém e Hamor, e levaram tudo que tinha na cidade. Jacó disse a eles que seria odiado pelos povos daquela região, eles disseram que não iriam violentar sua irmã como se fosse uma prostituta.
* Jacó foi para Betel com sua família, mandou que lançassem fora todos os deuses estranhos, purificassem e mudassem as vestes. O terror de Deus invadiu as cidades vizinhas, e eles não perseguiram Jacó e seus filhos. Quando chegaram em Betel, ele edificou ali um altar para Deus.
* Partiram de Betel e Raquel deu à luz a um filho cujo o nascimento lhe foi penoso, ela não resistiu ao parto. Jacó colocou o nome dele de Benjamim.
* Ruben seu primogênito deitou-se com sua concubina Bila, ele ficou sabendo. Eram 12 filhos de Jacó.

APLICAÇAO:

* Pecado: a vingança. Os filhos de Jacó fizeram vingança contra os siquemitas, por Siquém ter violentado sua irmã.
* Ordem: Deus disse para Jacó ir para Betel.
* Falha a ser evitada: Agir com minha própria justiça. Devo esperar a justiça e Deus.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* A escolha dos doze apóstolos: Simão(Pedro), André, Tiago (filho de Zebdeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão(o Zelote) e Judas Iscariotes.
Jesus lhes deu autoridade sobre espíritos imundos para os expulsar e para curar doenças e enfermidades.
* Jesus instrui os doze: para não tomarem rumo aos gentios, nem entrarem em cidades de samaritanos, de preferência procurarem as ovelhas perdidas de Israel. Pregarem que o reino de Deus está próximo. Curar enfermos, ressuscitar mortos.. Fazei tudo de graça assim como receberam de graça. vs.5-15
* As admoestações(advertências): serão enviados como ovelhas no meio dos lobos, sejam prudentes e símplices. Acautelai-vos dos homens, porque eles entregarão aos tribunais, e quando forem entregues deixar que os espírito de Deus fale por vós.

APLICAÇÃO:

* Promessa: não sois vós que falais mas o espírito de Deus falais em vós. vs.20
* Ordem: vs.5-15
* Falha a ser evitada: fazer as coisas de Deus por dinheiro. vs.8-10

"...de graça recebeste, de graça dai." vs.8b.

Deus Abençoe sua vida!

Bíblia da Mulher - (Almeida Revista e Atualizada)

Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário