segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Janeiro 27 - Êxodo 16,17 e 18 e Mt.18:1-20



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 



Êxodo


OBSERVAÇÕES:

 * O maná e as codornas: o povo de Israel começou a reclamar para Moisés e Arão porque queriam carne e comida a vontade como diziam ter no Egito e colocaram Deus à prova. Deus fez chover do céu carne (codornas) e maná. Ele ordenou que pegassem quantidade suficiente para cada pessoa, porém uns pegaram  mais e outros menos. Ex.16.17 Mas não fez diferença, cada um ficou com a quantidade necessária para comer.
* Os israelitas eram desobedientes e não respeitavam as ordens de Deus.
* O povo saiu do deserto e acamparam em Redifim, reclamaram que não tinham água. Moisés clamou a Deus e ao ouví-Lo fez conforme foi ordenado. ex.17.5-6
* Guerra contra os amalequitas: Josué e seus homens vencem com a ajuda de Deus através de Moisés, Arão e Hur que estavam no monte.
* Jetro sogro de Moisés viasita-o e leva sua esposa e seus filhos. Aconselha-o a separar líderes para ajudar o povo e para ajudá-lo de forma que não ficasse sobrecarregado. Moisés escutou Jetro e seguiu seu conselho.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Desobediência. Tudo que Deus mandava os israelitas fazerem eles não seguiam conforme ordenado.
* Verdade na passagem que me tocou: A sabedoria de Jetro ao aconselhar Moisés.
* Falha a ser evitada: Liderar sozinho. Um líder deve ter auxiliares para não sentir-se sobrecarregado com muitas funções e para que a necessidade de todos que estão sobre sua liderança sejam atendidas, desde os problemas mais simples aos mais complexos.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Os discípulos perguntam quem é o mais importando no reino dos céus. Jesus responde que é aquele que se humilha e fica como uma criança.
* Ai daquele que faz com que alguém abandone a Deus.
* Lance fora o que te faz pecar. vs.8-9
* A ovelha perdida tem mais valor do que as que não se perderam na parábola contada. Deus não quer que nenhum dos pequeninos se perca.
* Quando alguém pecar contra você, deve chamá-lo em particular e tentar resolver, se ele não quiser ouvir deve chamar testemunhas e tentar falar novamente e se ainda assim não quiser ouví-lo deve levar à igreja, e se mesmo assim persistir deve tratá-lo como um pagão.
* Quando duas pessoas permitirem ou proibirem alguma coisa em oração, assim será na terra e no céu. Pois quando estão dois ou três reunidos em nome de Deus ali Ele estará. vs.20

APLICAÇÃO:

* Verdade que me tocou: A criança é pura de coração totalmente dependente. Devemos ser assim diante de Deus. 

"Ela(criança) não tem preocupações, pois já tem alguém que se preocupa por ela." Assim devemos ser, Deus se preocupa por nós, Ele cuida de cada detalhe.
Aprendamos a depender!
Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH
 
Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário