segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Janeiro 16 - Gn.39 e 40 e Mt.11



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



 Gênesis


OBSERVAÇOES:

* José na casa de Potifar: ele (Potifar) era um oficial capitão da guarda do palácio. Deus estava com José, ele morava na casa de seu dono e ia muito bem em tudo. Potifar colocou em José a responsabilidade de cuidar de sua casa e de tudo.
* A mulher de Potifar (eunuco) queria deitar-se com José, mas ele não quis pecar contra Deus. Ela armou contra ele, e Potifar ficou irado e colocou José preso.
* José explicou dois sonhos: o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros foram presos e sonharam. José interpretou seus sonhos e pediu para o chefe dos copeiros lembrar-se dele quando saísse da prisão. Após três dias a interpretação de José cumpriu-se de fato. Porém o servo de Potifar não se lembrou de José conforme havia dito.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Engano/Vingança: A esposa de potifar enganou ele para se vingar de José.
* Promessa: Deus estava com José.
* Falha a ser evitada: Não esquecer as pessoas que nos escutam, como o chefe dos copeiros esqueceu de José.
* Verdade que me tocou: José estava em uma situação ruim, mas ele era fiel a Deus que estava com ele. "Não importa a situação, Deus pode te abençoar em qualquer momento. Ele maior que qualquer problema."
* Enquanto José estava preso e esquecido ele mandou que os dois servos de Potifar fossem presos para que ele fosse lembrado novamente.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* João Batista estava preso e quando ouviu falar o que Cristo fazia, mandou que seus discípulos fossem perguntar para Jesus se ele era o Messias. Jesus diz para eles responderem contando tudo o que ele fez. vs.4-5
* As cidades que não creram: então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres, mas os moradores não haviam se arrependido de seus pecados. Corazin, Betsauda e Cafarnaum.
* Jesus agradece a Deus porque Ele mostra para as pessoas sem instrução aquilo que havia escondido dos sábios e instruídos. vs.25-26
* Ninguém sabe quem é o filho a não ser o Pai, ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar.
* "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados que eu os darei descanso."

APLICAÇÃO:

* Pecado: Não arrepender-se.
* Promessa: Jesus mostrará o Pai.vs.27b; "e Eu vos darei descanso."vs.28b; "A carga que eu ponho sobre vocês é leve."vs.30b
* Ordem: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas."vs.28a
* Falha a ser evitada: Não perder a fé em Jesus Cristo.

"Felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim."vs.6

Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário