terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Janeiro 10 - Gn.25 e 26 e Mt.8.1-17



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
Gênesis

OBSERVAÇOES:
* Outros descendentes de Abraão: após a morte de Sara Abraão casa-se com Quetura e tem filhos com ela, deixou tudo que tinha para Isaque, mais deu presentes para seus filhos. Separou-os de Isaque e mandou que fossem morar no oriente.
* Os descendentes de Ismael: 25.12-18 viviam ao leste do Egito, ao longo da estrada que vai para Assíria. Viviam separados dos outros descendentes de Abraão.
* O nascimento de Esaú e Jacó: Isaque tinha casado com Rebeca quando ele tinha 40 anos, ela não podia ter filhos, mas Deus ouviu a sua oração e Rebeca ficou grávida de gêmeos, eles lutavam em sua barriga 25.22-23 Esaú nasce primeiro e Jacó nasceu agarrado no calcanhar de seu irmão.
* Esaú vende sua primogenitude para Jacó. 25.27-33
* Isaque na terra dos Filisteus: houve fome na região de Canaã então ele foi para  Gerar, onde vivia Abimeleque. Um dia ele viu Isaque acariciando Rebeca e descobriu que ela era sua esposa. 26.8-11 Isaque continuou nas terras de Abimeleque, e foi enriquecendo cada vez mais, os filisteus acabaram ficando com inveja e entupiram os poços que os servos de Abraão haviam cavado. Um dia Abimeleque pediu para Isaque ir embora porque ele tinha ficado mais poderoso que eles.
* Isaque foi embora para o vale de gerar, e mandou seus servos desentulharem todos os poços que haviam sido abertos na época de Abraão seu pai.
* Deus aparece para Isaque e o abençoa, ele construiu um altar e O adorou.
* Isaque e Abimeleque fizeram um trato.
* As mulheres de Esaú: Judite e Basemate, amarguraram a vida de Isaque e Rebeca.
 
APLICAÇÃO:
 
*Pecado: Isaque e Rebeca mentiram para Abimeleque. Esaú vende a primogenitura. Os filisteus sentem inveja de Isaque.
*Promessa: Deus abençoa Isaque da mesma forma que abençoou Abraão e o havia prometido.
*Verdade na palavra que me tocou: Não olhar para o que tenho como se fosse algo sem valor, posso estar trocando a benção da minha vida por algo passageiro e sem importância. Como Esaú fez com sua primogenitura.
 
Mateus
 
OBSERVAÇÕES:
 
* Jesus cura um leproso, após ser curado Jesus diz a ele para que não contasse a ninguém. Depois de provar para todos que estava curado era para oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. 1-4
* Jesus cura o empregado de um oficial romano, ele diz para Jesus apenas falar que ele seria curado, e que não era digno que Jesus fosse em sua casa. Jesus ficou muito admirado por ver tamanha fé. Jesus diz para o oficial ir para sua casa, e seria feito conforme ele acreditava. E nesse momento o empregado do oficial foi curado.
* Jesus cura a sogra de Pedro.
* o povo levou muitas pessoas dominadas por demônios, e Jesus com uma só palavra os expulsavam, cumprindo a profecia de Isaias. vs.17b.
 
APLICAÇÃO:
JESUS É NOSSA CURA.
 
*Promessa: vs.17b
"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças."
*Verdade na passagem que me tocou: A fé do oficial, ele creu apenas em ouvir Jesus falar. Ele não precisou ver. O leproso quando pediu a cura disse: vs.2b "Eu sei que tu podes me curar se quiser." Ele se submeteu a vontade de Deus, e foi abençoado por Jesus.
 
Deus Abençoe sua vida!

Biblia NTLH

Forte Abraço
Bia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário