quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Janeiro 19 - Gn.46, 47 e 48 e Mt. 13:1-30



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



Gênesis


OBSERVAÇÕES:

* Jacó e sua família vão para o Egito, José vai ao encontro de seu pai em Gosém, ao se verem abraçaram-se e choraram.
* José foi dar a  notícia ao rei, disse que sua família estava com todos seus bens e que trabalhavam como criadores de ovelhas. O rei dá-lhes a região de Gosém.
* O dinheiro do povo acabou e eles foram falar com José. Ele pediu para trocarem seus bens e terras por alimentos. Assim todas as terras do Egito eram do Rei e o povo tornou-se seus escravos, menos os sacerdotes.
* Jacó chama José e pede para ele jurar que o sepultará junto com seus antepassados. Ele abençoa José e seus filhos Efraim e Manassés.
* Jacó põe a mão direita sobre Efraim e diz que ele será mais importante do que o primogênito Manassés. 48.19

APLICAÇÃO:

* Benção: José trouxe toda sua família para o Egito para ajudá-los. Isso nos mostra o quanto a família é importante, devemos cuidar com amor e carinho uns dos outros. E se alguém cometer algo para nos entristecer, que nós venhamos aprender a esquecer tudo que nos magoa, perdoar e aprender a olhar para o propósito de Deus.
* Verdade que me tocou: o abraço de José e Jacó. Quando Jacó diz "agora posso morrer em paz"nos transmite a idéia de um pai que estava angustiado e encontra novamente sua paz.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Jesus ensinava e a multidão ajuntou-se ao seu redor, eram tantos que ele  entrou em um barco para ensinar muitas coisas através de parábolas.
* Jesus conta a parábola do semeador. vs.4-9
* Os discípulos perguntam porque ele ensinava por parábolas, ele responde que as outras pessoas não entendiam como eles, pois a mente do povo era fechada. vs.10-17
* Jesus explica a parábola do semeador.
* Jesus conta a parábola do Joio. vs. 24-30

APLICAÇÃO:

* Alerta: Devemos falar de forma que as pessoas entendam, nem todos enxergam da mesma forma que nós. No meio da igreja haverá joio mas não podemos arrancá-los porque o trigo pode ser arrancado junto.
* Promessa: no dia da colheita o joio será queimado e o  trigo ficará guardado (em Deus).
* Reflexão: Qual semente você é?
* Com certeza todos nós queremos ser a que cai em terra boa. vs.23 Mas, devemos observar as sementes que caem em solos ruins.
1 - Sementes que caíram na beira da estrada: as pessoas escutam a mensagem, mas não entendem, o maligno tira o que foi semeado do coração delas. vs.19
2 - Sementes que caíram nas pedras: aceitam a mensagem com alegria, mas dura pouco porque não tem raiz. Quando passam por lutas logo abandonam a sua fé. vs.20-21
3 - Sementes que caíram nos espinhos: escutam a mensagem mas a ilusão do mundo e suas vaidades a sufocam e não dão frutos. vs. 22

 Deus Abençoe sua vida!

Bíblia NTLH

Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário