sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Janeiro 13 - Gn.31 e 32 e Mt.9:18-38



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.


Gênesis

OBSERVAÇOES:

* Jacó foge de Labão: ele percebeu que Labão não era tão seu amigo, e os filhos dele estavam dizendo que ele estava tirando tudo de seu pai. Gn.31.13 Deus fala para ele sair da terra onde estava e ir para a terra onde nasceu. Jacó fala com Lia e Raquel que aceitam irem embora.
* Labão vai atrás de Jacó: ele diz que Jacó o enganou.Gn.31.26-27. Jacó fica zangado respondendo o quanto foi injusto.Gn.31.36-42
* Jacó e Labão fazem um trato de não atacarem um ao outro.
* Jacó faz planos para o encontro com Esaú: separa presentes e manda seus servos entregarem em seu nome como "criado" para ir acalmando sei irmão que estava indo ao seu encontro.
* A luta de Jacó em Peniel: Jacó lutou com um homem até amanhecer, quando o homem viu que não poderia vencer deu um golpe na junta de sua cocha. O homem perguntou o seu nome.Gn.32.28 e diz a ele que lutou com Deus e com os homens e venceu, disse que seu nome passaria a ser Israel e o abençoou.
*Jacó viu Deus face a face.Gn.32.30b

APLICAÇÃO:

* Pecado: Enganar as pessoas. (Labão fez isso o tempo todo com Jacó)
* Promessa: Deus em sonho mandou Jacó voltar para sua cidade e o abençoa.
* Ordem: Sai dessa cidade e vá para a cidade onde nasceu.
* Verdade que me tocou: Jacó lutou com Deus e viu Ele face a face.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Jesus cura a filha de um chefe religioso que havia morrido, no caminho uma mulher que tinha hemorragia ha 12 anos tocou suas vestes e foi curada. Jesus disse para a mulher que ela sarou pela sua fé. vs.22b
* Jesus cura dois cegos: Eles gritavam: Filho de Davi, tenha pena(compaixão) de nós! Jesus pergunta se eles criam que poderiam ser curados, eles respondem que sim. Então Jesus diz para ser feito conforme eles criam, e os olhos deles foram curados. Jesus ordenou com severidade que não contassem para ninguém, porém eles foram e espalharam a notícia.
* Jesus cura um mudo que estava dominado por um demônio. Os fariseus diziam que o chefe dos demônios é quem dava poder para Ele expusá-los.
* Jesus tem pena(compaixão) do povo: Ele quando viu a multidão ficou com muita pena porque estavam aflitos e abandonados como ovelhas sem pastor, então disse para os discípulos que a colheita é grande mas os trabalhadores são poucos.vs.37. Para pedirem para o dono da plantação enviar mais trabalhadores.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Tirar conclusões sobre as pessoas sem saber de fato quem são. vs.34
* Promessa: A colheita é grande! vs.37
* Ordem: Peçam ao dono da plantação que envie mais trabalhadores para fazer a colheita. vs38
* Verdade a respeito de Deus: cada vez que alguém pedia uma benção ele perguntava se a pessoa estava crendo e tinha fé. Todas elas foram curadas pela fé, não tem como sermos abençoados se não tivermos fé.

vs.22b " Você sarou porque teve fé."
vs.29b " -Então seja feito como vocês creem."

Deus Abençoe sua vida!

Biblia NTLH

Forte Abraço
Bia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário