terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Janeiro 3 - Gn.7, 8 e 9 e Mt. 3



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



Genesis


OBSERVAÇÕES:


* O dilúvio: O Senhor diz para Noé entrar na Arca com sua família, pois ele a única pessoa que faz o que é certo. Pede a ele que leve 7(sete) casais de cada espécie e dos impuros somente hum casal de cada. Depois de 7 dias começou a chover.
* O dilúvio durou 40 dias e todos os seres vivos que estavam na terra morreram, somente Noé, sua família e os animais que estavam com ele na arca foram salvos.
*O Fim do dilúvio: Deus lembrou-se de Noé e de todos que estavam com ele, fez com que o vento soprasse e a água começou a baixar. Parou de chover e durante 150 dias as águas foram abaixando. Deus ordenou que saíssem da arca e se espalhacem pela terra, povoando-a.
* Noé ao sair, construiu um altar e ofereceu sacrifícios ao Senhor.
* O cheiro deles agradou a Deus, e o Senhor disse em seu coração que não iria mais amaldiçoar a terra por conta da raça humana.
* Deus fez uma aliança com Noé: deu as verduras e os animais como alimento. Disse que não é permitido comer carne com sangue porque no sangue está a vida. Não é permitido matar, Deus acerta as contas com quem fizer isso. Promete que não haverá mais dilúvio para destruir a terra. O arco-íris é o sinal da aliança de Deus com seu povo.
* Os filhos de Noé se espalharam por toda terra.
* Noé embriagou-se e dormiu nu em sua tenda, Cam viu a nudez de seu pai  e foi chamar seus irmãos Sem e Jafé, eles cobriram seu pai mas de forma que não viram sua nudez.
*Quando Noé acordou e soube do que ocorreu, amaldiçoou Canaã.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Não é necessariamente um pecado mas devemos ter atenção nisso. Cam ao chamar seus irmãos expõe o intimo de seu pai e é amaldiçoado. Devemos tomar cuidado para não expor a intimidade de alguém.
* Promessa: Deus não destruirá mais a humanidade e nem mandará outro dilúvio. Ele tem uma aliança com seu povo. Somente o homem pode destruir o mundo e a si mesmo.
*Ordem: Não se alimentar de carne com sangue. Não matar.
* Falha a ser evitada: Não tomar atitudes diante de situações complicadas quando não somos chamados. cp.9.22.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Quem? João Batista, estava no deserto da Judéia pregando o arrependimento e batizando-os. O profeta Isaías havia dito; que ele abriria o caminho para Jesus passar. Vs.3
* João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados e chamou-lhes a atenção, ordenando que se arrepende-se de seus pecados, usou como exortação a palavra que diz que o machado está pronto para cortar a árvore que não dá frutos bons e será jogada no fogo.
* Ensina que Jesus é mais importante do que ele, e que Jesus batizará com o Espírito Santo e o Fogo.
* Jesus vai até o Rio Jordão para ser batizado por João, mas ele disse para Jesus que não deveria ser batizado por ele e sim ao contrário. Mas Jesus disse que faria conforme Deus queria. João Batizou-O.
* Quando Jesus saiu da água, o céu abriu-se e desceu o espírito santo como uma pomba e pousou sobre ele, e saiu uma voz do céu, dizendo que Ele era o filho de Deus. Vs.17b


APLICAÇÃO:


*Pecado: Essa passagem é bem clara, dizendo que devemos nos arrepender, abandonando-o.
* Promessa: Vida eterna. Vs.12 Guardará o trigo.
* Ordem: O batismo. É uma ordenança de Deus. O próprio Jesus batizou-se.
* Benção: Aqueles que são batizados são livres do pecado, e recebem o espírito santo e o fogo. (Jesus).
* Falha a ser evitada: "Batizar por modinha."vs.8 Façam coisas que mostram que se arrependeram de seus pecados.
* Verdade a respeito de Deus: A humildade, mesmo sendo o Filho de Deus o próprio Deus, Ele se submeteu a fazer a vontade do Pai sendo batizado por João Batista.
* Verdade que me tocou: A lição de humildade que temos de  Cristo. Até João sabia que não era nada diante dEle Vs.11b, e mesmo assim Cristo submeteu-se a ser batizado por ele.


Bíblia NTLH



Forte Abraço.
Bia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário