segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Janeiro 2 Gn. 4, 5 e 6 e Mt. 2



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012 que enviei por e-mail.



Genesis

OBERVAÇÃO:

* Quem? O texto começa falando sobre Caim e Abel, descendentes de Adão. Caim oferta a Deus alguns produtos da terra, enquanto Abel ofertas as melhores partes de sua premícia, um carneirinho. Deus se agrada da oferta de Abel e Caim fica enfurecido e mata seu irmão. Antes disso ele é alertado por Deus para não deixar o pecado dominá-lo.
* Por causa de sua atitude Deus amaldiçoa-o, mas livra-o da morte marcando-o para que ninguém o toque, e caso isso acontessa 7 pessoas de sua família morrerá. Caim teve seus filhos, a partir da geração de Sete seu irmão com seu filho Enos que o nome do Senhor começou a ser usado no culto de adoração a Deus.
* Enoque também era um homem de Deus e vivia em comunhão com Ele, quando tinha 365 anos, desapareceu, pois o Senhor o levou. Gn.5.24
* Através da descesdencia de Lameque, seu filho Noé trouxe descanso para o homem, referente a maldição do trabalho pesado. Gn.5.28
* Deus viu a maldade da raça humana e ficou triste Gn.6.5. E decidiu fazer desaparecer a humanidade da terra.
* Deus aprova o que Noé fazia, e ordenou que construísse uma arca, levasse sua esposa, filhos, noras e um macho e uma fêmea de cada espécie com ele. Noé obedeceu.

* Pesquisa: Havia gigantes na terra naquele tempo, foram heróis dos tempos antigos, homens famosos. Vs.4.
(Próxima postagem!)

APLICAÇÃO:

* Pecado: Inveja: Caim sentiu inveja de Deus ter se agradado da oferta de seu irmão Abel. Essa inveja gerou morte.
* Promessa: Mesmo tendo pecado Caim foi marcado por Deus para que não matassem-o.
* Ordem: Obedecer as instruções de Deus, ainda que pareça não ter sentido de acordo com nosso entendimento. Noé não questinou ele simplesmente obedeceu.


Mateus

OBSERVAÇÃO:

* O texto cita o nascimento de Jesus na cidade de Belém, na região da Judéia no reinado de Herodes.
* Os homens que estudavam as estrelas (magos) chegaram a Jerusalém e perguntaram para Herodes sobre o rei dos judeus. Quando ele soube disso ficou preocupado, então reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei e perguntou onde deveria nascer o Messias e eles confirmaram. vs.5
* Herodes chamou os visitantes e perguntou o tempo que viram a estrela, eles disseram.  Então pediu para avisarem quando encontrasse o menino para ele ir adorá-lo.
* Os magos fora até Jesus, O adoraram, deram presentes: ouro, inceso e mirra. Deus os avisou em sonho para não falarem para Herodes onde estava Jesus. Um anjo apareceu em sonho para José e disse-lhe para ir para o Egito, cumprindo-se assim a profecia. vs. 14b.
* Quando Herodes ficou sabendo que os magos não avisaram-lhe ordenou que matassem todas as crianças de 2 anos de Belém e cidades vizinhas cumprindo-se a profecia. vs.18
* Depois que Herodes morreu, um anjo apareceu em sonho para José e disse para que eles voltassem para a terra de Israel. Depois foi para a Galiléia e ficou morando em Nazaré, para se cumprir o que os profetas tinham falado. Vs.23b.

APLICAÇÃO:

* Promessa: Deus está o tempo todo falando com aqueles que são seus escolhidos. Nasce o Messias.
* Obedeça á Deus! Onde Ele ordenar que você vá, obedeça.
* Falha a ser evitada: Não devemos contar as bençãos para pessoas que não compartilham a mesma fé que a nossa. Vs.2-5
* Verdade que me tocou profundamente: Vigiar ao compartilhar uma benção. Herodes queria ser absoluto, ás vezes contamos algo para alguém que só quer o bem dela mesma, conheça a pessoas antes de dividir algo com ela para ela não querer ir atrás de sua benção para matar.

Bíblia na versão NTLH


Bia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário