sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Janeiro 6 - Gen.16 e 17 e Mt. 5:27-48



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.



Gênesis


OBSERVAÇÕES:


* Agar e Ismael: Sarai teve idéia de entregar Agar sua criada para Abrão ter um filho com ela.
* Agar ficou grávida e começou a desprezar Sarai. 
* Sarai se queixou com Abrão e ele disse para fazer o que quisesse com ela. Sarai começa a tratá-la mal e ela fuge, um anjo do Senhor aparece para ela e diz para que ela volte para sua dona e obedeça-a, e para colocar o nome de seu filho de Ismael que significa "Deus ouve". Gn16.10-12
* A aliança e a circuncisão: Quando Abrão tinha 99 anos Deus apareceu a ele e fez uma alizança. "Mudou o nome de Abrão para Abraão e o de Sarai para Sara, disse que o faria pai de uma grande nação e alguns de seus filhos seriam reis. Disse-lhe que o daria Isaac e abençoou Ismael, e disse que a terra de Canaã seria dele. Em troca Abraão deveria circuncidar  (Circuncisão é uma pequena cirurgia, que retira o prepúcio, que é a pele que recobre a glande), todos os homens de sua casa incluíndo seu servos. Gn.17-13-14

APLICAÇÃO:

*Pecado: Sarai agiu por conta própria tentando resolver o problema. "Desobediência."
*Promessa: Deus promete um filho a Abraão, abençoar sua família e sua descendência e lhe dar a terra de Canaã.
*Ordem: O anjo diz para Agar retornar. Não adianta fugir dos problemas temos que enfrentá-los. Deus ordena que Abraão faça a circuncisão de todos os varões de sua casa.
*Falha a ser evitada: Agir pela emoção, pela ansiedade: Aprender a esperar!
* Benção para alegrar-me: Deus me vê quando estou desesperada. Gn.16.13

Mateus

OBERVAÇÕES:

Ps: Não sei se é só para mim, mas essa lição é a mais difícil de aprender e ensinar. Deus nos dê GRAÇA!

* O adultério: aprendemos que o adultério não acontece apenas pelo ato em si, mas por pensamentos também. Vs.28-30 Devemos vigiar!
* O divórcio: se o homem separar-se de sua esposa e não for por causa de adultério, será culpado em fazer com que ela se torna adultera se ela casar-se com outro. vs.32
*Os juramentos: Devemos cumprir o que dizemos, não podemos jurar por nada. É sim sim, não não. Qualquer palavra a mais que isso vem do maligno. vs.33-37
*A vingança: Se alguém fizer mal para nós, não devemos revidar. Devemos ter compaixão dessas pessoas e retribuir com o bem. Vs. 38-42
* Amar os inimigos: Até os ímpios amam somente seus amigos. Devemos fazer a diferença por sermos cristãos, amando os inimigos e orando por quem nos persegue. vs. 43-48

APLICAÇÃO:

*Pecado: Jurar, o divórcio, o adultério não só de atitude mas também por pensamento e a vingança.
*Promessa: O homem que fizesse de sua mulher adultera seria culpado. Vs.32
*Ordem: Cortar aquilo que te faz pecar. Não adulterar, não jurar, não se vingar, ter compaixão, amar os inimigos e orar por eles.


" Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu." vs.48


Deus abençõe sua vida!


Bíblia NTLH


Fique a vontade para comentar.


Forte Abraço!
Bia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário