quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Janeiro 12 - Gênesis 29 e 30 e Mt.9:1-17



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.


Gênesis

OBSERVAÇOES:
 
* O encontro com Raquel: Quando Jacó chegou no oriente ele viu 3 homens perto de um poço e foi conversar com eles que eram pastores de ovelhas, Raquel era pastora e trouxe as ovelhas de seu pai para beber água, Jacó a ajudou e contou-lhe sua história, ela foi correndo dizer tudo para seu pai. Jacó se apaixonou por Raquel e pediu para Labão deixar que ele trabalhasse para ele durante 7 anos para casar-se com Raquel, ele concordou mas ao fim dos 7 anos Labão casou Jacó com sua filha mais velha a Lia. Jacó contestou Labão por não ter dado-lhe Raquel como esposa, e ele disse que se Jacó trabalhasse por mais 7 anos ele poderia casar-se com ela, Jacó aceitou sua proposta.
* Jacó gostava mais de Raquel e Deus viu isso, e fez com que Raquel não tivesse filhos enquanto isso Lia engravidou dando 4 filhos para Jacó. Raquel ficou com inveja de sua irmã e deu sua criada para ter filhos com Jacó, Lia fez a mesma coisa. Mais tarde Deus deu mais 3 filhos para Lia e 1 para Raquel que chamou-se José.
* Jacó e Labão fazem um trato: Jacó queria ir embora com sua família, mas Labão não deixou então eles fizeram um trato, todos os carneiros pretos e cabritos malhados e com manchas seriam de Jacó, Labão porém tentou trapacear novamente. 30.35-36
 
APLICAÇÃO:
 
* Pecado: Trapacear, tentar se dar bem "as custas dos outros", como Labão fez com Jacó.
* Benção: A vitória chega na sua hora. Deus tem misericórdia dos que são desprezados. 29.30-31
 
Mateus
 
OBSERVAÇOES:
 
* Jesus cura um paralítico: algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado em uma cama, Jesus disse-lhe que seus pecados estavam perdoados. Os mestres da lei pensaram que ele estava blasfemando, Jesus pergunta-lhes porque eles estão pensando coisas más, e diz ao paralítico para levantar e andar, pegar sua cama e ir para a casa. Assim então ele o fez.
* Jesus e Mateus: Jesus saiu dali e encontrou Mateus que era um cobrador de impostos, foi jantar em sua casa com outros cobradores e pessoas de má fama. Os fariseus viram e começaram a questionar os discípulos. Jesus responde-lhes com sábias palavras vs.12-12
* Jesus e o Jejum: Os discípulos de João Batista perguntaram para Jesus porque os seus discípulos não jejuavam, então ele responde com uma pergunta: Os convidados de um casamento podem estar tristes quando o noivo está com eles? Eles respondem que "claro que não" Então Jesus lhes diz que chegará o tempo em que o noivo será tirado deles e eles terão que jejuar.
 
APLICAÇÃO:
 
*Pecado: Os fariseus queriam andar somente com pessoas "saudáveis" (espiritualmente ou aparentemente)  e de boa fama. Jesus nos ensina olhar para os desprezados.
 
De que forma temos andando? Com quais pessoas temos nos importado?
 
Meditação:
 
"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento."Vs.12-13

Deus Abençoe sua vida!

Biblia NTLH

Forte Abraço
Bia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário