segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Janeiro 7 - Gn. 18 e 19 e Mt.6:1-18



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

 
Gênesis 18 e 19

OBSERVAÇÕES:

* O Senhor e dois anjos apareceram para Abraão: ao vê-los Abraão prostrou-se com o resto em terra e os serviu. O Senhor disse a Abraão que dentro de um ano Sara ficaria grávida, ela riu-se e o Senhor disse a Abraão que Sara ria-se, mas de fato ela dar-lhe-ia um filho.
* Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra. Deus diz que ocultaria de Abraão e que o clamor deles estava se multiplicando e seus pecados se agravando muito.
* Abraão intercede junto a Deus pelos homens de Sodoma e Gomorra.
* Ló recebe em sua casa os dois anjos, prostra-se com o rosto em terra diante deles e os serve. Os homens da cidade cercam sua casa e querem abusar dos anjos, Ló oferece suas duas filhas virgens para desistirem dos anjos. Os homens continuam insistindo e os anjos cegam todos que estavam fora da casa e ordenam que Ló, sua esposa e suas filhas saíssem de Sodoma. Ló foi para Zoar.
* Quando Ló entrou em Zoar, saia o sol sobre a terra e o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
* O Anjo havia dito para que Ló e sua família não olhassem para trás, mas a sua esposa desobedeceu e virou uma estátua de sal.
* A origem dos Moabitas e dos Amonitas: As duas filhas de Ló o embebedaram e tiveram filhos com seu próprio pai.

PS: Ló é resgatado não por causa de sua virtude, mas por causa de seu relacionamento com Abraão.
Os Moabitas e Amonitas descendentes de Ló com suas filhas introduziram em Israel dois dos mais detestáveis falsos deuses do Antigo testamento: o deus do sol e o moloque.

APLICAÇÃO:

*Pecado: Orgia sexual em Sodoma e Gomorra. Desobediência da esposa de Ló. As filhas de Ló  praticam sexo com o próprio pai e engravidam.
*Ordem: Não olhar para trás
*Falha a ser evitada: Desobediência
*Nova verdade a respeito de Deus: O Senhor aparece para Abraão. Gn.18.1
*Vitória a ser alcançada: Poder servir a Deus quando Ele agrada-se de nós. Gn18.3

Mateus 6.1-18

OBSERVAÇÕES:

* A prática da justiça: guardar de exercer vossa justiça diante dos homens a fim de serem vistos por eles. A justiça é de Deus.
* Quando ajudar alguém: ajude em secreto e o pai que te vê em secreto te recompensará.
* Como devo orar:  Sem chamar a atenção das pessoas, mas sim em intimidade com Deus. Não usar vãs repetições, seguir o modelo da oração dominical. vs.9-13
* Perdoar o próximo para também ser perdoado por Deus.
* Como jejuar: Não ser como os hipócritas, ficar reclamando ou com aparência desfalecida. "Unge a cabeça e lave o rosto". Revista-se do espírito e apresente-se com boa aparência e em secreto com Deus.

APLICAÇÃO:

*Pecado: Querer ser glorificado por ajudar o próximo. Querer chamar a atenção das pessoas mostrando que você é "cristão".
*Falha a ser evitada: Não usar meus atos para auto promover-me.
*Nova verdade a respeito de Deus: DEUS QUER INTIMIDADE COMIGO!


Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário