sábado, 5 de janeiro de 2013

Janeiro 4 Gn 10, 11 e 12 e Mt 4

A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”


Genesis 10, 11 e 12

OBSERVAÇÕES:
* No capítulo 10 conhecemos a descendência dos filhos de Noé.
* A torre de Babel: naquele tempo todos falavam a mesma língua. Eles uniram-se em Sinar com um propósito de construir uma cidade com uma torre que chegasse até o céu para que fossem conhecidos e não se espalhassem pelo mundo. O Senhor viu a intenção deles e colocou variedades de línguas no meio deles para que não conseguissem entender um ao outro e os espalhou. A cidade chamou-se Babel. Babel é mais tarde associada a Babilônia que significa ao longo das Escrituras símbolo de orgulho e de rebelião contra Deus.
* Tera, filho de Sem foi o pai de Abrão que casou com Sarai. Um dia o Senhor chama Abrão gn.12.1. Ordena que ele saia da sua terra, e de sua parentela e vá para a terra que Ele mostraria. Promete que ele será pai de uma grande nação.
* Sarai era estéril.
* Abrão partiu com Sarai e Ló seu sobrinho para Canaã. 
* Em Canaã e Betel Abrão construiu altares para adorar a Deus.
* Houve fome em Canaã e Abrão foi para o Egito, ao chegar pediu para Sarai dizer que era sua irmã para poupar-lhe a vida. 
* Faraó tomou-a como esposa e tratava bem a Abrão, deu-lhe bens. Deus mandou pragas sobre a família de Faraó por conta disso. Ele chamou Abrão e devolveu-lhe Sarai, expulsou-os do Egito e seus servos protegeram-nos e lavaram eles com todos os bens que tinham recebido de Faraó.

APLICAÇÃO:

*Pecado: Desobediência - o povo queria ser uma unidade e conhecido, enquanto Deus ordenou que se espalhassem.
*Promessa: Deus abençoa Abrão e seus descendentes.
*Ordem: Deus ordena Abrão que saia da sua terra, da sua parentela para que sejas abençoado. gn 12.1
*Falha a ser evitada: Formar UNIDADE - grupos ou "panelinhas" Deus queria que o povo se espalhasse.
*Verdade a respeito de Deus: Ele é sempre soberano e sua vontade prevalece. Gn.11.7-8

Mateus 4

OBSERVAÇÕES:

* A tentação de Jesus: ele foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado por Satanás. Foi tentado a usar seu poder em favor de si próprio. vs.3; A testar o poder de Deus em seu favor. Vs 6; A negar a Deus em troca de poder. V.8-9 A defesa de Jesus contra a tentação partiu das Escrituras (Está Escrito v.4) e da Obediência Imediata Ele não ficou dialogando com Satanás. São armas que Jesus também nos deu para lutarmos contra o pecado. Depois que Jesus venceu a tentação Deus deu a Ele tudo que precisava e mandou os anjos O servirem.
* Jesus começa seu trabalho na Galileia leva a luz para a escuridão. Como o profeta Isaías havia dito. Vs 14-16
* Chama 4 (quatro) discípulos: Simão (Pedro) e André. Irmãos e pescadores. Tiago e João filhos de Zebedeu.
* Jesus ensina e cura por toda a Galileia, grandes multidões O seguiam.

APLICAÇÃO:

* Pecados: ao observar a tentação de Jesus vemos que o inimigo está todo tempo trabalhando para que nós sejamos egocêntricos, usando as coisas somente em nosso favor até mesmo a fé, a palavra de Deus e o próprio Deus em troca de nossas vaidades.
*Ordem a ser obedecida: Viver de toda palavra de Deus v.4, Não tentar a Deus v.7 e Adorar somente a Deus v.10
*Verdade a respeito de Deus: Ele escolhe seus discípulos e os chama. Vs.18-21
*Verdade que me tocou: Depois que Jesus venceu sua tentação, satanás foi embora e anjos foram cuidar de Jesus. Conosco é da mesma forma, mas quem vem cuidar de nós é o próprio Jesus. Louvado Seja Deus por isso!

Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário