sábado, 5 de janeiro de 2013

Janeiro 3 - Gn.7, 8 e 9 e Mt. 3



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

 
 Genesis 7,8 e 9

OBSERVAÇÕES:


* O dilúvio: O Senhor diz para Noé entrar na Arca com sua família, pois ele é o único homem na terra que agrada a Deus. Ele obedece a ordem em levar 7 (sete) casais de cada espécie pura e dos impuros somente um casal de cada. Depois de 7 dias começou a chover. O dilúvio durou 40 dias e todos os seres vivos que estavam na terra morreram somente Noé, sua família e os animais que estavam com ele na arca foram salvos.
*O Fim do dilúvio: Deus lembrou-se de Noé e de todos que estavam com ele, fez com que o vento soprasse e a água começou a baixar. Parou de chover e durante 150 dias as águas foram abaixando. Deus ordenou que saíssem da arca e se espalhassem pela terra, povoando-a.
* Noé ao sair, construiu um altar e ofereceu sacrifícios ao Senhor (é o primeiro mencionado nas Escrituras). O cheiro dos sacrifícios agradou a Deus e disse em seu coração que não iria mais amaldiçoar a terra por conta da raça humana, exercendo sua misericórdia apesar de conhecer o coração egoísta dos seres humanos.
* Deus fez uma aliança com Noé: deu as ervas e os animais como alimento. Disse que não é permitido comer carne com sangue porque no sangue está a vida. Não é permitido matar, Deus acerta as contas com quem fizer isso. Promete que não haverá mais dilúvio para destruir a terra. O arco-íris é o sinal da aliança de Deus com seu povo.
* Os filhos de Noé se espalharam por toda terra.
* Noé embriagou-se e dormiu nu em sua tenda, Cam viu a nudez de seu pai  e foi chamar seus irmãos Sem e Jafé. Eles cobriram seu pai, mas de forma que não viram sua nudez. Quando Noé acordou e soube do que ocorreu ele amaldiçoou Canaã.
* Abrão foi descendente direto de Sem.

PS: As Escrituras nos mostram surgiu antes dos dez mandamentos as ordens aos homens para: Não matar (Pecado de Caim) e Honrar pai e mãe (Pecado de Cam).


APLICAÇÃO:

* Pecado: Cam ao chamar seus irmãos expõe o íntimo de seu pai e é amaldiçoado. Devemos honrar nossos pais.
* Promessa: Deus não destruirá mais a humanidade e nem mandará outro dilúvio. Ele tem uma aliança com seu povo. Somente o homem pode destruir o mundo e a si mesmo.
*Ordem: Não se alimentar de carne com sangue. Não matar.
* Falha a ser evitada: Não tomar atitudes diante de situações complicadas quando não somos chamados. cp.9.22.

Mateus 3

OBSERVAÇÕES:

* Quem? João Batista estava no deserto da Judéia pregando o arrependimento e batizando o povo de Jerusalém, toda Judéia e todos próximos ao Jordão. O profeta Isaías havia dito; que ele abriria o caminho para Jesus passar.
* João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados e chamou-lhes a atenção, ordenando que se arrependam de seus pecados, usou como exortação a palavra que diz que o machado está pronto para cortar a árvore que não dá frutos bons e será jogada no fogo.
* Ensina que Jesus é mais importante do que ele e que Jesus batizará com o Espírito Santo e o Fogo.
* Jesus vai até o Rio Jordão para ser batizado por João, mas ele disse para Jesus que não deveria ser batizado por ele e sim ao contrário, Jesus disse que faria conforme Deus queria. João O Batizou.
* Quando Jesus saiu da água, o céu abriu e desceu o espírito santo como uma pomba e pousou sobre ele, e saiu uma voz do céu dizendo que Ele era o filho de Deus. Vs.17b 
* Através do batismo de Jesus foi proclamado publicamente O Deus trino. Jesus era o filho encarnado, O Espírito Santo aparece em forma de pomba e o Pai que faz ouvir sua voz.


APLICAÇÃO:

*Pecado: Essa passagem é bem clara, dizendo que devemos nos arrepender, abandonando-o.
* Promessa: O Filho de Deus sendo revelado.
* Ordem: O batismo. É uma ordenança de Deus. O próprio Jesus batizou-se.
* Benção: Aqueles que são batizados são livres do pecado justificados por meio de Cristo, recebem o espírito santo e o fogo.
* Falha a ser evitada: "Batizar por modinha."vs.8 Façam coisas que mostram que se arrependeram de seus pecados.
* Verdade a respeito de Deus: A humildade, mesmo sendo o Filho de Deus o próprio Deus, Ele se submeteu a fazer a vontade do Pai sendo batizado por João Batista.
* Verdade que me tocou: A lição de humildade que temos de  Cristo. Até João sabia que não era nada diante dEle Vs.11b, e mesmo assim Cristo submeteu-se a ser batizado por ele.

Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário