domingo, 6 de janeiro de 2013

Janeiro 6 - Gen.16 e 17 e Mt. 5:27-48


A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”


Gênesis 16 e 17

OBSERVAÇÕES:
* Agar e Ismael: Sarai teve ideia de entregar Agar sua criada para Abrão ter um filho com ela. Com esse plano Sarai viola o projeto de Deus para o casamento e comete a poligamia.
* Agar ficou grávida e começou a desprezar Sarai. 
* Sarai se queixou com Abrão e ele disse para fazer o que quisesse com ela. Sarai começa a tratá-la mal e ela foge, um anjo do Senhor aparece para ela e diz para que ela volte para sua dona e obedeça-a e para colocar o nome de seu filho de Ismael que significa "Deus ouve". Gn16.10-12
* A aliança e a circuncisão: Quando Abrão tinha 99 anos Deus apareceu a ele e fez uma aliança. "Mudou o nome de Abrão para Abraão e o de Sarai para Sara, disse que o faria pai de uma grande nação e alguns de seus filhos seriam reis. Disse-lhe que o daria Isaac e faria uma aliança com ele e abençoou Ismael, e disse que a terra de Canaã seria dele. Em troca Abraão deveria circuncidar  (Circuncisão é uma pequena cirurgia, que retira o prepúcio, que é a pele que recobre a glande), todos os homens de sua casa incluindo seu servos. Gn.17-13-14

PS: Abrão significa: pai exaltado. Abraão significa: pai de muitas nações.
 Alguns sugerem que Sarai significa: brigar e que Sara significa: princesa.
** Deus não fez aliança com Ismael apesar de ele ter sido circuncidado, mas sua circuncisão mostra participação na graça de Deus para com os descendentes de Abraão.

Para saber mais sobre a circuncisão leia esse Post antigo do blog: http://biaadoradora.blogspot.com.br/2012/01/circuncisao.html

APLICAÇÃO:

*Pecado: Sarai agiu por conta própria tentando resolver o problema. "Desobediência."
*Promessa: Deus promete um filho a Abraão, abençoar sua família e sua descendência e lhe dar a terra de Canaã.
*Ordem: O anjo diz para Agar retornar. Não adianta fugir dos problemas temos que enfrentá-los. Deus ordena que Abraão faça a circuncisão de todos os varões de sua casa.
*Falha a ser evitada: Agir pela emoção, pela ansiedade: Aprender a esperar!
* Benção para alegrar-me: Deus me vê quando estou desesperada. Gn.16.13

Mateus 5:27-48

OBERVAÇÕES:

* O adultério: aprendemos que o adultério não acontece apenas pelo ato em si, mas por pensamentos também. Vs.28-30 Devemos vigiar!
* O divórcio: se o homem separar-se de sua esposa e não for por causa de adultério, será culpado em fazer com que ela se torna adultera se ela casar-se com outro. vs.32
*Os juramentos: Devemos cumprir o que dizemos, não podemos jurar por nada. É sim sim, não não. Qualquer palavra a mais que isso vem do maligno. vs.33-37
*A vingança: Se alguém fizer mal para nós, não devemos revidar. Devemos ter compaixão dessas pessoas e retribuir com o bem. Vs. 38-42
* Amar os inimigos: Até os ímpios amam somente seus amigos. Devemos fazer a diferença por sermos cristãos, amando os inimigos e orando por quem nos persegue. vs. 43-48

APLICAÇÃO:

*Pecado: Jurar, o divórcio, o adultério não só de atitude, mas também por pensamento e a vingança.
*Promessa: O homem que fizesse de sua mulher adultera seria culpado. Vs.32
*Ordem: Cortar aquilo que te faz pecar. Não adulterar, não jurar, não se vingar, ter compaixão, amar os inimigos e orar por eles.

" Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu." vs.48

Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário