quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Janeiro 10 - Gn.25 e 26 e Mt.8.1-17


A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”


Gênesis 25 e 26

OBSERVAÇOES:
* Outros descendentes de Abraão: após a morte de Sara Abraão casa-se com Quetura e tem filhos com ela, deixou tudo que tinha para Isaque e deu presentes para seus outros filhos. Separou-os de Isaque e mandou que fossem morar no oriente.
* Abraão morreu e foi sepultado por Isaque e Ismael  juntamente com Sara em Macpela.
* Os descendentes de Ismael: 25.12-18 viviam ao leste do Egito, ao longo da estrada que vai para Assíria. Viviam separados dos outros descendentes de Abraão.
* O nascimento de Esaú e Jacó: Isaque tinha casado com Rebeca quando ele tinha 40 anos, ela não podia ter filhos mas Deus ouviu a sua oração e Rebeca ficou grávida de gêmeos eles lutavam em sua barriga 25.22-23 Esaú nasce primeiro e Jacó nasceu agarrado no calcanhar de seu irmão.
* Esaú vende sua primogenitude para Jacó. 25.27-33
* Isaque na terra dos Filisteus: houve fome na região de Canaã então ele foi para  Gerar, onde vivia Abimeleque. Um dia ele viu Isaque acariciando Rebeca e descobriu que ela era sua esposa. 26.8-11 Isaque continuou nas terras de Abimeleque e foi enriquecendo cada vez mais, os filisteus acabaram ficando com inveja e entupiram os poços que os servos de Abraão haviam cavado. Um dia Abimeleque pediu para Isaque ir embora porque ele tinha ficado mais poderoso que eles.
* Isaque foi embora para o vale de gerar e mandou seus servos desentulharem todos os poços que haviam sido abertos na época de Abraão seu pai.
* Deus aparece para Isaque e o abençoa, ele construiu um altar e O adorou.
* Isaque e Abimeleque fizeram uma aliança.
* As mulheres de Esaú: Judite e Basemate amarguraram a vida de Isaque e Rebeca. O caráter da separação da linhagem para aliança com Deus começou a ser desfigurado por Esaú. Tanto Isaque quanto Jacó casaram-se com mulheres do clã escolhido por Deus.

APLICAÇÃO:

*Pecado: Isaque e Rebeca mentiram para Abimeleque. Esaú vende a primogenitura. Os filisteus sentem inveja de Isaque.
*Promessa: Deus abençoa Isaque da mesma forma que abençoou Abraão e o havia prometido.
*Verdade na palavra que me tocou: Não olhar para o que tenho como se fosse algo sem valor, posso estar trocando a benção da minha vida por algo passageiro e sem importância. Como Esaú fez com sua primogenitura.

Mateus 8.1-17

OBSERVAÇÕES:

* Jesus cura um leproso, após ser curado Jesus diz a ele para que não contasse a ninguém. Depois de provar para todos que estava curado era para oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. 1-4
* Jesus cura o empregado de um oficial romano: ele diz para Jesus apenas falar que ele seria curado e que não era digno que Jesus fosse a sua casa. Jesus ficou muito admirado por ver tamanha fé. Jesus diz para o oficial ir para sua casa e seria feito conforme ele acreditava. E nesse momento o empregado do oficial foi curado.
* Jesus cura a sogra de Pedro.
* o povo levou muitas pessoas dominadas por demônios e Jesus com uma só palavra os expulsavam, cumprindo a profecia de Isaias. vs.17b.
* Jesus deixa bem claro nos versículos 10-12 que o reino de Deus é para todos aqueles que tem fé, o fato de pertencermos ao cristianismo não nos garante a salvação somente a fé pode determinar uma posição na família de Deus.

APLICAÇÃO:

JESUS É NOSSA CURA.

*Promessa: vs.17b
"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças."
*Verdade na passagem que me tocou: A fé do oficial ele creu apenas em ouvir Jesus falar. Ele não precisou ver. O leproso quando pediu a cura disse: vs.2b "Eu sei que tu podes me curar se quiser." Ele se submeteu a vontade de Deus e foi abençoado por Jesus.
  

Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário