quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JANEIRO 2 – Gênesis 4, 5 e 6 e Mateus 2




A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”


Genesis 4,5 e 6

OBERVAÇÃO:

* Quem? O texto começa falando sobre Caim e Abel, descendentes de Adão. Caim oferta a Deus alguns produtos da terra, enquanto Abel ofertas as melhores partes de sua primícias. Deus se agrada da oferta de Abel e Caim fica enfurecido e mata seu irmão. Antes disso ele é alertado por Deus para não deixar o pecado dominá-lo.
* Por causa de sua atitude Deus amaldiçoa-o, mas livra-o da morte marcando-o para que ninguém o toque, e caso isso acontecesse essa pessoa seria vigada sete vezes. Caim casou-se teve seus filhos (a origem da esposa de Caim não está especificada na bíblia, mas como Eva é a mãe de todos os seres humanos teologicamente acredita-se que seria uma mulher de sua parentela).
Adão teve outro filho que "substituiria" Abel, seu nome era Sete a partir de sua geração através de seu filho Enos o nome do Senhor começou a ser usado no culto de adoração a Deus.
* Enoque também era um homem de Deus e vivia em comunhão com Ele, quando tinha 365 anos, desapareceu, pois o Senhor o levou. Gn.5.24
* Através da descendência de Lameque, seu filho Noé trouxe descanso para o homem, referente a maldição do trabalho pesado. Gn.5.28-29
* Após os "filhos de Deus" que eram os anjos decaídos, terem tomado as filhas dos homens para si, ocorre a corrupção do gênero humano e a maldade se multiplica, então o senhor se arrependeu de ter feito o homem na terra.
 * Deus viu a maldade da raça humana e ficou triste Gn.6.5. E decidiu fazer desaparecer a humanidade da terra.
* Deus aprova o que Noé fazia, e ordenou que construísse uma arca, levasse sua esposa, filhos, noras e um macho e uma fêmea de cada espécie com ele. Noé obedeceu.

OBS: Os nefilins que eram esses gigantes já existiam na terra, antes das mulheres serem tomadas e continuaram existindo depois até o diluvio onde foram extintos. Portando não eram descendentes da união Filhos de Deus e da mulher.
APLICAÇÃO:

* Pecado: Inveja - Caim sentiu inveja de Deus ter se agradado da oferta de seu irmão Abel. Essa inveja gerou morte.
* Promessa: Mesmo tendo pecado Caim foi marcado por Deus para que não o matassem.
* Ordem: Obedecer as instruções de Deus, ainda que pareça não ter sentido de acordo com nosso entendimento. Noé não questionou,  ele simplesmente obedeceu.


CURIOSIDADES SOBRE O TEXTO:
Clique no link para saber mais.
* Pesquisa 2: A esposa de Caim.


Mateus 2

OBSERVAÇÃO:

* O texto cita o nascimento de Jesus na cidade de Belém, na região da Judéia no reinado de Herodes.
* Os homens que estudavam as estrelas (magos) chegaram a Jerusalém e perguntaram para Herodes sobre o rei dos judeus. Quando ele soube disso ficou preocupado, então reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei e perguntou onde deveria nascer o Messias e eles confirmaram. vs.5
* Herodes chamou os visitantes e perguntou o tempo que viram a estrela, eles disseram.  Então pediu para avisarem quando encontrasse o menino para ele ir adorá-lo.
* Os magos fora até Jesus, O adoraram, deram presentes: ouro, incenso e mirra. Deus os avisou em sonho para não falarem para Herodes onde estava Jesus. Um anjo apareceu em sonho para José e disse-lhe para ir para o Egito, cumprindo-se assim a profecia. vs. 14b.
* Quando Herodes ficou sabendo que os magos não avisaram-lhe ordenou que matassem todas as crianças de 2 anos de Belém e cidades vizinhas cumprindo-se a profecia. vs.18
* Depois que Herodes morreu, um anjo apareceu em sonho para José e disse para que eles voltassem para a terra de Israel. Depois foi para a Galileia e ficou morando em Nazaré, para se cumprir o que os profetas tinham falado. Vs.23b.

APLICAÇÃO:

* Promessa: Deus está o tempo todo falando com aqueles que são seus escolhidos. Nasce o Messias.
* Obedeça á Deus! Onde Ele ordenar que você vá, obedeça.
* Falha a ser evitada: Não devemos contar as bênçãos para pessoas que não compartilham a mesma fé que a nossa. Vs.2-5
* Verdade que me tocou profundamente: Vigiar ao compartilhar uma benção. Herodes queria ser absoluto, ás vezes contamos algo para alguém que só quer o bem dele mesmo, conheça a pessoas antes de dividir algo com ela para ela não querer ir atrás de sua benção para matá-la.

 Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário