domingo, 13 de janeiro de 2013

Janeiro 11 - Gn.27 e 28 e Mt. 8:18-34





A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!
Gênesis 27 e 28

OBSERVAÇOES:
* Isaque Abençoa Jacó: Isaque estava bem velho e havia ficado cego ele chama Esaú e pede para ele caçar fazer um cozido, levar para ele comer e o Abençoaria, mas Rebeca escutou a conversa e ajudou a Jacó passar-se pelo seu irmão e ser abençoado em seu lugar. Quando Esaú chegou seu irmão já havia sido abençoado ele ficou amargurado e a única coisa que Isaque pôde fazer foi profetizar sobre a vida dele que compartilharia da fertilidade da terra, mas não iria colher seus benefícios básicos.
* Jacó vai para Mesopotâmia: Rebeca descobre que Esaú queria matar Jacó e mandou que ele partisse para a casa de seu irmão Labão. Rebeca reclama para Isaque das mulheres heteias de Esaú, ele diz para Jacó não casar-se com uma estrangeira e tomar uma das filhas de Labão para ser sua esposa.
* O sonho de Jacó em Betel: ele sonha com uma escada que ia até o céu e os anjos subiam e desciam por elas. Deus falava com ele e o abençoou, quando ele acordou pegou a pedra que tinha usado para escorar a cabeça, derramou azeite e dedicou a Deus. Disse para Deus que se ele voltasse salvo para casa de seu pai ele seria o seu Deus. Gn.28.22 Jacó faz uma aliança de dízimo.

APLICAÇAO:
*Pecado: traição, Esaú foi traído por sua mãe e seu irmão.
*Promessa: Deus abençoa Jacó e seus descendentes.
*Alguma verdade na passagem que me tocou: A primeira vez que vejo falar na bíblia a ideia de dízimo Gn.28.22 que partiu de Jacó como uma forma de adoração e fidelidade.


Mateus 8.18-34

OBSERVAÇOES:
* Algumas pessoas queriam seguir Jesus: Jesus pões todos eles à prova. Ele responde para um mestre da lei que queria segui-lo que não tinha onde descansar, a outro que o pai tinha morrido e queria sepultá-lo que os mortos sepultassem seus mortos.vs.22
* Jesus acalma uma tempestade: os discípulos se desesperam, Jesus pergunta por que eles são tão medrosos e afirma que a fé deles é pequena.
* Jesus cura dois homens dominados por demônios: estavam morando em um cemitério e as pessoas tinham medo deles. Eles começaram a gritar e pediram para que Jesus que deixasse eles entrarem nos porcos. Jesus permitiu, ao entrarem nos porcos se atiraram morro abaixo para dentro do lago e se afogaram.
* Os homens que tomavam conta dos porcos contaram o que havia acontecido. Então todos os moradores daquela cidade foram se encontrar com Jesus e pediram com insistência que ele fosse embora.

APLICAÇAO:
* Ordem: Se quiser servir a Deus tem que deixar tudo o que está fazendo. vs.19.22
* Falha a ser evitada: Assim como os discípulos se desesperaram com a tempestade, somos nós diante de algum "vento". Deus com apenas uma ordem fez tudo se acalmar. PRECISAMOS APRENDER A TER FÉ!
* Verdade que me tocou: O povo de Gadara tinha medo dos demônios, mas convivia com eles, quando viram Jesus agindo de maneira sobrenatural ficaram com medo e pediram para que ele fosse embora. "Quando não conhecemos Jesus temos mais medo do agir sobrenatural de Deus do que as ações de satanás que são despercebidas. "

Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário