domingo, 6 de janeiro de 2013

Janeiro 5 - Gn.13, 14 e 15 e Mt 5:1-26


A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”


Gênesis 13,14 e 15

OBSERVAÇÕES:

* O capítulo 13 começa falando sobre a saída de Ló e Abrão do Egito. Ambos possuíam muitos animais e seus empregados começaram a "brigar" uns com os outros. Abrão achou certo que se separassem para acabar com os desentendimentos. Ló foi para Sodoma.
* Deus promete dar toda a terra de Canaã para Abrão e seus descendentes que serão como pó da terra. Gn.13.16 Abrão ficou em Hebrom.
* Abrão liberta Ló: Houve uma guerra e Ló foi levado como escravo, Abrão ficou sabendo e pegou seus homens de guerra e foi atrás dos inimigos recuperando Ló e tudo o que levaram.
* Melquisedeque abençoa Abrão: Abrão lhe dá a décima parte de tudo o que havia trazido. Para o rei de Sodoma ele devolveu tudo.
* Deus fez uma aliança com Abrão: ele teve uma visão, Deus disse para que ele não temesse o protegeria e o recompensaria. Ele questiona a Deus do que adiantaria ser recompensado se quem herdaria seria seu mordomo Eliézer. Deus diz que como as estrelas do céu assim seriam seus descendentes.Gn.15.5 Abrão creu e trouxe ofertas que o Senhor havia pedido.15.9
* Abrão cai em um sono profundo e Deus fala com ele.
* Fogareiro Fumegante v.15.17: No pentateuco fogo e fumaça representam manifestação da presença de Deus.

PS: Abrão tinha uma grande fé aceita a palavra de Deus como prova suficiente.

APLICAÇÃO:

* Pecado: "Brigas" entre os servos de Ló e Abrão geraram separação.
*Promessa: Deus disse a Abrão que o protegeria e daria uma recompensa, toda a terra de Canaã e herdeiros.
* Ordem a ser obedecida: Crer em Deus e trazer ofertas.
* Verdade que me tocou: para alcançar a vitória Abrão não temeu e foi a luta junto com seus homens de guerra. Nós devemos agir da mesma forma.
* Verdade sobre Deus: Ele trabalha enquanto descansamos.

Mateus 5:1-26

OBSERVAÇÕES:

* O Sermão do Monte: Jesus ensinou que felizes (Bem-Aventurados) são: os pobres de espírito (humildes), os que choram, os mansos, quem tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os que têm o coração puro, os que trabalham pela paz (pacificadores), os que são perseguidos por fazerem a vontade de Deus. Esses receberão uma recompensa do céu. Vs.3-12
* O Sal e a Luz: Devemos ser o tempero da terra, pois o sal quando perde o gosto não serve para nada é jogado fora e pisado. E a luz serve para iluminar a escuridão.
* A lei de Moisés: Jesus não veio para aboli-la pelo contrário para fazer com que ela fosse cumprida.
* O ódio: Da mesma forma que foi dito não matarás, porque será julgado. Jesus diz que quem ficar com raiva de seu próximo (sem motivo) será julgado. Se estivermos oferecendo ofertas no altar e estiver com ódio de alguém, deixe a oferta e vá entender-se com a pessoa depois volte e oferte no altar.
* Não matarás: Pois quem fizer isso estará sujeito a julgamento.

APLICAÇÃO:

* Pecado: Ter ódio do próximo (sem motivo), Jesus é bem claro quando diz que seremos julgados por isso.
* Promessa: Seremos bem aventurados se possuirmos as qualidades que Jesus cita no sermão do monte. Vs. 3-12. Devemos ser o Sal da terra e a Luz do mundo.
* Vitória a ser alcançada: A recompensa do céu. Vs.12
* Falha a ser evitada: Vs.19-20 "ser mais fiel em fazer a vontade de Deus, do que tornar-se um "mestre da lei", fariseus. Que sabe tudo o que a palavra diz mas não faz o que Deus ensina.
* Verdade que me tocou: O povo de Deus deve ser percebido, fazer a diferença através de suas atitudes. Vs.13-16


Fichamento feito por Bia Costa.
Deus nos abençoe e nos encha de sua graça e misericórdia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário