segunda-feira, 21 de maio de 2012

Falta de maturidade ou desvio de caráter?



Passei alguns anos espiando algumas pessoas, vendo de longe atitudes más e acreditava que talvez essas pessoas não tivessem maturidade o suficiente para saberem o que estavam fazendo. Os mais velhos que estavam próximos da situação também acreditavam nessa "verdade". Os anos passaram e com eles a idade ia avançando e conseqüentemente a maturidade iria chegar.. mas as atitudes más ainda prevaleceram. Comecei a ver a situação com outro olhar.. o fato é que não é a maturidade que não chegou mas é desvio de caráter mesmo.

O que devemos fazer quando as pessoas a quem me refiro são pessoas com princípios cristãos? Você deve me responder: orar! Sim, mas não é tão fácil. Jesus não é um intruso em nossas vidas, em sua palavra está escrito:  "Eis que estou à porta e bato. Se alguém  ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (Apocalipse 3,19).

Essa palavra nos mostra que tudo que fizermos temos a liberdade de recusar que Jesus esteja ao centro. Muitas pessoas crescem ouvindo os ensinamentos de Jesus, passam anos em escolas dominicais, não faltam cultos e até lêem a bíblia mas não convidam Jesus a estarem no centro de seus corações.

Quando alguém possuí um certo desvio de caráter ele até sabe que está fazendo a coisa errada, que suas atitudes prejudicam alguém, até escutam uma voz falar aos seus ouvidos mas sua vontade de estar sempre "no topo" é tão grande que as conseqüências e as pessoas tanto importam quanto mais Deus que está "vendo de longe e é tão misericordioso!"

Como líderes espirituais muitas vezes confundimos esse desvio de caráter com imaturidade. Como citei no inicio do texto sempre observei atitudes más e pensei que não tinham maturidade o suficiente para entenderem o que faziam. O fato é que não devemos subestimar a capacidade de compreensão do ser humano, somos seres dotados de inteligência e a sabedoria divina está de livre acesso para nós, basta pedirmos: Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos.(Tiago 1.5).

Infelizmente existem pessoas que agem e pensam de forma diferente aos ensinamentos de Cristo, a nós cabe somente pedir forças para suportar essas pessoas (Fortes suportai as fraquezas dos fracos...Rm15.1). Que sejamos a luz do mundo e o sal da terra! Que Jesus Cristo esteja sempre o centro do nosso coração!

Bia Costa



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário