terça-feira, 9 de novembro de 2010

JESUS CRISTO: NOSSA FONTE DE BENÇÃOS

Tema: JESUS CRISTO: NOSSA FONTE DE BENÇÃOS


Referência: Efésios 1:1-14
Autor: Eli Souza Junior, pastor ( Igreja Batista Memorial - Campo Grande )


> INTRODUÇÃO:
De dois em dois anos nossa nação tem oportunidade de escolher, através do voto, os seus governantes.
Um processo de eleição democrática só pode ser considerado como legítimo quando a opção de quem escolhe é realizada em liberdade, ou seja, sem estar sofrendo pressões.
É nessa liberdade que Deus escolhe seu povo em todos os tempos. Não há nenhum tipo de obrigação que faça com que o Senhor Deus venha a agir, pois Ele não é devedor de nenhum homem sequer. Não há quem possa cobrar uma atitude de Deus.
E é dentro dessa liberdade que Deus preparou este lugar e a presença de cada um aqui, pois Ele edifica a sua Igreja não como se fora o Clube dos Melhores, mas sim como a Assembléia dos Agraciados.
O apóstolo Paulo compõe um Hino de Adoração ao Senhor, no qual esboça o projeto de bênçãos que Deus tem para a sua Igreja. Em nenhum momento do cântico é ressaltado algum valor material, pois o mesmo trata somente do maior tesouro: a vida através de Jesus Cristo.
O resumo desta maravilhosa composição está na afirmação de que JESUS CRISTO É NOSSA FONTE DE BENÇÃOS!


01. ELE NOS PREDESTINOU

As idéias de predestinação e eleição aparecem 03 vezes no texto, e as idéias de graça e boa vontade de Deus em salvar-nos aparecem 05 vezes.
Não existe meio de fugirmos da palavra Predestinação que tanto assusta a nós ortodoxos.
“Predestinação? Talvez a palavra e o significado sejam outros”. Não! Predestinar é o verbo grego que indica escolher de antemão. Predestinação é uma realidade bíblica e precisa ser entendida à luz da graça divina.
Quer dizer, então, que tudo “está escrito nas estrelas” e não há como mudar o rumo da história. Esta não é, absolutamente, a idéia bíblica de predestinação, onde Deus é o roteirista de um filme no qual brinca com as personagens ao seu bel prazer.
Predestinar na ótica de Deus está em cumprir o beneplácido da Sua vontade, a Sua boa vontade, o Seu bom prazer, que é a salvação de toda aquele que se havia perdido. Na visão do Senhor nosso Deus todos estão predestinados para a vida através de Jesus Cristo.
De maneira positiva, comprovamos este pensamento nas afirmações bíblicas que revelam:

ð 01. Jesus sendo enviado a todo o mundo (João 3:16);
ð 02. Jesus morrendo pelos pecados de todos (Rom 1:16)
ð 03. Jesus enviando Sua Igreja para todos os lugares (Atos 1:8).


02. ELE NOS SALVOU

O processo de salvação é totalmente divino, numa sociedade onde o homem só entra com seu passado pecaminoso e Deus então faz todo o resto. Uma aplicação segura a longo prazo que rende ao pecador a garantia da vida eterna. Veja bem como se realiza esta sociedade entre Deus e o homem:

ð 01. Deus-Pai predestina o homem para a Sua glória;
ð 02. Deus-Filho morre pelos pecados do homem
ð 03. Deus-Espírito Santo convence o homem dos seus pecados

Com toda a certeza, o homem convertido não pode gabar-se de dizer: “Eu aceitei a Jesus”, pois ele simplesmente foi empurrado pelo Espírito Santo, tropeçou na misericórdia de Deus e caiu nos braços da Graça em Jesus Cristo.


03. ELE NOS SELOU

O selo indica AUTENTICIDADE: A palavra PENHOR usada no verso 14 é a mesma utilizada para ANEL DE NOIVADO. Cristo nos sela através do Espírito Santo dando-nos garantia de que há uma aliança entre nós e Deus. “Somos filhos mesmo”, herdeiros de sangue através de Jesus.
O selo indica PROPRIEDADE: quando colocamos uma carta no Correio, automaticamente aquele objeto selado passa a pertencer ao destinatário e não mais ao remetente. Esta é a condição do selo de Deus em nossa vida: não pertencemos mais a nós mesmos, mas sim ao Senhor. “Somos Sua propriedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário