quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Janeiro 30 - Êxodo 23 e 24 e Mt.20:1-16



A oração na hora da leitura poderia incluir as seguintes palavras: “Senhor, mostre-me quem é o Senhor!” e “Senhor, mostre-me quem eu sou!”

Leitura realizada em cima dos tópicos do PLB2012.
 



Êxodo

OBSERVAÇÕES:

* Deus fala ao povo sobre justiça e honestidade.
* As três grandes festas: Festa dos pães sem fermento(ninguém deveria adorar a Deus sem levar uma oferta.ex23.15b), A festa da colheita(logo que começavam a colher o que plantaram) e Festa das barracas( no outono quando colhiam as uvas e as frutas dos pomares).
* A aliança de Deus com o povo de Israel: Moisés contou ao povo tudo o que Deus tinha dito e todos os mandamentos e o povo concordou em obedecê-los. Moisés pegou o sangue de sacrifício(animais) e borrifou no povo para selar a aliança.
* Moisés foi para o monte Sinai onde ficou 40 dias e 40 noites.

APLICAÇÃO:

* Não temos nada além de Deus e de suas promessas.

Mateus

OBSERVAÇÕES:

* Parábola dos trabalhadores da plantação de uvas.
* Quando um dos trabalhadores questiona o dono da plantação porque ele que trabalhou o dia todo ganhou a mesma quantia daquele que trabalhou apenas uma hora, o dono respondeu que não foi injusto com ele porque havia combinado o salário que lhe foi pago. O dinheiro pertencia-lhe e ele tinha o direito de fazer o que achasse justo e questiona o trabalhador se estava com inveja de sua bondade com o outro.

APLICAÇÃO:

* Falha a ser evitada: INVEJA. Não podemos ficar comparando nosso salário com o do irmão do lado ou o quanto cada um trabalha. Deus dá para cada um aquilo que Ele acha justo. Não devemos esquecer que Ele é o dono da plantação de uvas.

vs.15 "Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? "


Bíblia NTLH
 
Fique à vontade para comentar.
Que a Graça e a Paz de Cristo esteja com todos vocês.

Forte abraço.
Bia Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário